Todos contra a AIDS: Prefeitura realiza Campanha Dezembro Vermelho

0
Compartilhe

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Saúde e SAE – Serviço de Atenção Especializada em HIV/Aids e infectologia, realiza durante o mês de Dezembro (02 a 20), a campanha “Dezembro Vermelho (Fique Sabendo)”, que tem como objetivo principal mobilizar a população para a luta contra a AIDS. Outro foco importante da Campanha é incentivar as pessoas para a realização do teste rápido e conscientizar para as medidas de prevenção.

Uma vasta programação, com diferentes atividades, será desenvolvida durante o mês. A abertura da Campanha ocorrerá nesta sexta-feira, 29 de novembro, quando profissionais do SAE estarão logo mais a partir das 22h30min, no corredor da folia do CarnaRussas, promovendo a distribuição de preservativos e panfletos alusivos ao Dezembro Vermelho. A atividade continuará, nos outros dois dias da micareta; sábado (30) e domingo, 1° de dezembro, dia mundial da luta contra a AIDS.

O SAE, localizado na Rua Monsenhor João Luiz, 41, Centro, irá intensificar os testes rápidos com sala de espera e rodas de conversa, que serão ofertados durante todo o mês nos dias; segunda, quarta e quinta, a partir das 7h da manhã. As Unidades Básicas de Saúde também irão aumentar a oferta de testes rápidos durante a Campanha

Outra atividade importante será a Blitz Educativa que acontecerá dia 03 de dezembro, às 17h, na Avenida Dom Lino (próximo à coluna da hora), com entrega de preservativos e panfletos alusivos a Campanha.

O dia “D” do Dezembro Vermelho será realizado em 10 de dezembro, das 17h às 20h, no SAE, com a oferta dos seguintes serviços: Atendimento médico; oferta de testes rápidos para detecção de HIV; sífilis e hepatite B e C; sala de espera; glicemia capilar e verificação da pressão arterial.

Os testes são indicados para qualquer pessoa que se enquadre nos seguintes critérios: Gestantes e seus parceiros sexuais, pessoas que realizaram relação sexual (oral, vaginal ou anal) sem o uso da camisinha, para quem já teve alguma doença sexualmente transmissível (DST) ou tuberculose e para aqueles que já compartilharam agulhas ou seringas.

Então se você já passou por uma dessas situações, não deixe para depois, procure imediatamente orientação e faça o teste. Ele é rápido e sigiloso. Lembre-se prevenção é o melhor remédio.


DHomem

Deixe um comentário