Campus da UFC em Russas e Universidade de Aveiro (Portugal) juntas para o desenvolvimento de sistemas inteligentes de monitoramento de dutos de transporte de gás

0
Compartilhe

Prof. Esequiel Mesquita, coordenador do curso de Engenharia Civil do Campus da UFC em Russas, está participando de uma missão técnica na Universidade de Aveiro, em Portugal, acompanhado dos estudantes Vitória Lima, do 8º semestre de Engenharia Metalúrgica do Campus da UFC em Fortaleza, e Israel Nilton, do 9º semestre do curso de Engenharia Civil do Campus de Russas.

Em Portugal desde o dia 4 de fevereiro, o grupo permanecerá no país até o dia 28 trabalhando no Departamento de Física e no Instituto de Telecomunicações da Universidade fazendo gravações de sistemas ópticos. Os três participam de um projeto financiado pela FUNCAP, em parceria com a empresa CEGÁS, que tem como objetivos o desenvolvimento de um sistema óptico de monitoramento da integridade dos dutos de transporte de gás e a construção de um protótipo para ser instalado na empresa parceira.

SISTEMAS ÓPTICOS – Sistemas ópticos são compostos por sensores de fibra ótica com o diâmetro próximo ao de um fio de cabelo e que são imunes a interferências de campos eletromagnéticos e possuem baixa atenuação no sinal. Podendo ser empregados para aplicações de longa distância. A aplicação deles é requerida, portanto, em situações onde há o risco de explosões, por exemplo. Também há a possibilidade de gravação de vários sensores numa mesma fibra, o que reduz o custo financeiro para o desenvolvimento desses sistemas. É uma pesquisa ainda inovadora e que poderá, por exemplo, gerar patentes sobre essa aplicação.

Além dos estudantes e do coordenador do projeto, Prof. Esequiel, participam também da pesquisa os professores Paulo Antunes (Universidade de Aveiro), Aliny Monteiro (UFC Russas) e Valney Silva (UFC PICI).

Fonte: Prof. Esequiel Mesquita, coordenador do curso de Engenharia Civil do Campus da UFC em Russas

 


DHomem

Deixe um comentário