Deputado líder do governo do Ceará na Assembleia anuncia que testou positivo para o coronavírus

0
Compartilhe

O deputado estadual Júlio César Filho, líder do governo do estado na Assembleia Legislativa do Ceará, informou na manhã desta quarta-feira (18) que testou positivo para o novo coronavírus (Sars-Cov-2). O deputado afirmou que foi diagnosticado com Covid-19 pelas redes sociais, após receber os resultados dos exames.

“Informo que o meu exame para diagnosticar o Covid-19 apresentou resultado positivo. Sigo com acompanhamento médico e, até o momento, apresento apenas sintomas leves”, escreveu o deputado.

Após a confirmação, a Assembleia Legislativa interditou o plenário a partir desta quarta-feira. Para que os trabalhos legislativos possam ter continuidade, também os deputados esudam possibilidade de se realizar as sessões virtualmente.

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) informou que o deputado é uma “autoridade” e tem “autonomia” para se posicionar sobre seu próprio estado de saúde. Os detalhes sobre os casos serão repassados em uma coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, no Palácio da Abolição.

Na terça-feira (17), a Secretaria da Saúde divulgou o último boletim epidemiológico contabilizando 11 casos de Covid-19 no Ceará. Os diagnosticados com a Covid-19 estão distribuídos por Fortaleza (9) e Aquiraz (1), na Região Metropolitana.

O deputado estadual não está entre os 11 casos já confirmados e contabilizados pela pasta.

Na publicação pela rede social, o deputado Júlio Cesar afirmou desconhecer “ter tido contato com pessoas diagnosticadas ou com suspeita de contaminação pelo Covid-19”.

Ele acrescenta que, por orientação médica, ele e sua equipe de assessores vão permanecer em isolamento domiciliar pelos próximos dias.

“Reforço o compromisso de todos com o isolamento e com os cuidados para evitar a propagação desse vírus altamente contagioso”.

Casos no país

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 6h50 desta quarta-feira (18), 350 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 17 estados e no Distrito Federal.

A primeira morte foi por coronavírus foi confirmada nesta terça-feira (17) pelo governo de São Paulo. A vítima é um homem de 62 anos que estava internado no Hospital Sancta Maggiore, da Rede Prevent Senior, no Paraíso, na capital paulista.

 

 

–:–/–:–

 

Secretário da Saúde se reúne com prefeitos e deputados para tratar sobre o coronavírus

Secretário da Saúde se reúne com prefeitos e deputados para tratar sobre o coronavírus

5 mil kits de testagem

Nesta terça-feira, o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou a aquisição de 5 mil kits para diagnosticar o novo coronavírus no Estado. Com o uso do material, é possível detectar a doença em até 4 horas.

De acordo com Camilo, os itens foram importados dos Estados Unidos e devem ser distribuídos entre os 14 equipamentos de saúde, preparados para receber pacientes que possam ser infectados pelo coronavírus. Anteriormente, o Ministério da Saúde havia enviado 240 kits.

O estado trabalha, desde esta segunda, com decreto de estado de emergência em saúde pública. Além disso, definiu junto ao comitê formado para conter o avanço da doença diversas medidas a serem adotadas nos próximos dias, dentre elas:

  • suspensão de aulas nas escolas e universidades públicas por 15 dias a partir de quarta-feira (18);
  • suspensão de eventos públicos com a participação de mais de 100 pessoas;
  • suspensão de visitas nas unidades prisionais;
  • suspensão das férias de todos os servidores de saúde do estado do Ceará;
  • obrigatoriedade de higienização diária dos meios de transporte públicos na capital e interestaduais
  • envio de ofício para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Anvisa solicitando suspensão de voos internacionais para o Ceará.

Dicas de Prevenção

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Ciclo do coronavírus — Foto: Arte/G1Ciclo do coronavírus — Foto: Arte/G1

g1ce

DHomem

Deixe um comentário