SEMED realizará solenidade de premiação do Concurso Peteca nesta quarta-feira (12)

0
Compartilhe

A Prefeitura Municipal de Russas, por meio da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar, realizará nesta quarta (12) a solenidade do Concurso Peteca, uma seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas municipais que participam do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – Peteca. O evento acontecerá no Centro Vocacional Tecnológico, a partir das 7h30min. Na data também é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Participam do concurso os alunos de 4º ao 9º ano do ensino fundamental, dividido em três grupos. Cada segmento deve abordar um tema específico em seus trabalhos, conforme a tabela abaixo. A seleção e premiação contemplam seis categorias: conto, poesia, música, desenho, curta-metragem e esquete teatral.

O Concurso Peteca tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações para mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador. Além do mais, a premiação reconhece os melhores trabalhos produzidos pelos alunos e a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos das crianças e adolescentes.

O Peteca

O Peteca é um programa educativo desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, com a participação dos demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Consiste num conjunto de ações de conscientização e sensibilização na comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.

Em Russas, durante todo o ano letivo são realizadas ações voltadas para a promoção de debates nas escolas, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização adolescente. A partir do levantamento feito pelo Ministério Público, 13 escolas foram contempladas pelo Peteca neste ano.

12 de Junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002. O principal objetivo é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática presente em diversas regiões do Brasil e do mundo.

A políticas públicas de combate à pobreza e proteção das crianças e adolescentes contribuíram para a redução no trabalho infantil no Brasil. Na faixa etária mais sensível, de 5 a 13 anos, o trabalho infantil teve quedas bruscas nos últimos 20 anos. Em 2016, nesse grupo, apenas 0,7%, ou 190 mil pessoas, estavam ocupados em atividades econômicas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). No entanto, a prática persiste e deve ser combatida.


DHomem

Deixe um comentário