Jaguaretama: candidato à prefeito não tem adversários

0
Compartilhe

Moradores de Jaguaretama-CE, cidade com pouco mais de 18 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE, já sabem quem será o próximo prefeito. O bancário  Francisco Glairton Rabelo Cunha (PP), de 53 anos, candidato à reeleição, será o único na disputa. Se receber somente um voto, dos 15.475, estará eleito.

Existem outras 116 cidades nesta mesma situação, segundo levantamento da CNM com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2016 o número foi menor, 97 cidades tiveram candidaturas únicas. A maior parte das cidades em que isso ocorre está situada no Rio Grande do Sul, ao todo são 34.

Perguntado sobre a sensação da candidatura única em Jaguaretama, Glairton afirma que “a sensação que tenho é a do dever e da obrigação cumprida. O gratificante é que a população reconheceu nosso esforço, nosso trabalho. O povo de Jaguaretama está dando exemplo de cidadania. Trocou as paixões políticas pela razão. Normalmente no interior, você é de um lado ou de outro na política, aconteça o que aconteça, mas aqui agora o lado foi Jaguaretama, o resultado de um trabalho forte nestes três anos e meio.”

O grupo de oposição desistiu de lançar a candidatura do irmão do ex-prefeito da cidade, Francijaime Pinheiro (PDT), a desistência da chapa encabeçada por Carlos Roberto não teve uma motivação clara. Agora, os políticos oposicionistas pedem que a população vote em branco.

Segundo o prefeiturável, “a oposição sentiu a falta de apoio. Muitas lideranças históricas, até então considerados imutáveis, se renderam a gestão e declararam apoio. Estes fatos foram se propagando e automaticamente enfraquecendo a oposição, que no final ficou bem restrita, se resumindo a uma família.”

Resultado previsível

Mesmo que o pleito ainda não tenha ocorrido, o resultado já é presumível, vez que o candidato precisa obter metade dos votos válidos, mais um, para se eleger. Como os votos brancos e nulos não entram na conta, basta apenas um voto no candidato para que este seja eleito.

Fonte sinalnews.


DHomem

Deixe um comentário