Após mais de 3,5 meses inativo, comércio de Russas reabre as portas, mas com restrições

0
Compartilhe

Após pouco mais de três meses e meio com atividades suspensas por conta da pandemia do Covid-19, o comércio de Russas reabriu suas portas nesta segunda-feira, 06 de julho, mas com algumas restrições. A decisão foi tomada pela Comissão Municipal de Combate ao coronavírus, com aval do prefeito Weber Araújo, em reunião ocorrida na tarde deste domingo, 05 de julho. O Encontro contou com a participação da Comissão da Secretaria Municipal de Saúde, DEMUTRAN e Guarda Civil Municipal. Portanto o Município entrou na fase 01 do Plano de retomada da economia, com retorno das atividades para o comércio, restaurantes, lanchonetes e sorveterias. Todos esses serviços abriram suas portas, mas respeitando algumas regras impostas pelas autoridades.

O Comércio terá seu funcionamento das 8h às 16h. Será obrigatório o uso de máscara para funcionários e clientes. É obrigatório também manter o distanciamento correto de um metro e meio entre as pessoas. Cada estabelecimento comercial deverá oferecer álcool em gel aos clientes, e manter um funcionário na porta com álcool gel e máscara, e ainda reduzir o atendimento em até 40%.

Os restaurantes também devem manter um funcionário na entrada com uso de máscara e álcool em gel para oferecer aos clientes. O horário de funcionamento será das 10h às 18h, com redução das mesas e também no atendimento ao público, podendo ficar somente duas pessoas por mesa e mantendo distância permitida de 1/5 ( um metro e meio ) de uma mesa para outra.

Lanchonetes e sorveterias deverão funcionar no horário das 10h às 22h, e também com redução das mesas, e clientes, sendo permitidas apenas duas pessoas por mesa. Esses estabelecimentos deverão obedecer ao uso obrigatório de máscara para clientes e funcionários, e ainda disponibilizar álcool em gel.

Ficou definido também que equipes compostas por bombeiros civis e profissionais da Prefeitura farão a fiscalização junto ao comércio para averiguar se as determinações estão sendo cumpridas.

As barreiras sanitárias educativas continuarão sendo realizadas nos principais pontos de entrada da cidade. Esse trabalho tem por objetivo orientar para o uso obrigatório de máscara e conscientizar as pessoas para que só saiam de casa em extrema necessidade. Esse trabalho é realizado por equipes do DEMUTRAN e Guarda Municipal.

Outro serviço que terá continuidade são as barreiras de interdição da Rua Padre Raul Vieira nas proximidades das agências bancárias. Essa ação é promovida pelo DEMUTRAN das 5h30min às 15h30min.

A Prefeitura alerta para que a população continue cada vez mais atenta aos cuidados de prevenção contra o coronavírus. A abertura das atividades econômicas gradativamente não significa dizer o fim da Covid-19, pelo contrário, o novo vírus continua ativo, e para evitar ser contaminado é necessário continuar adotando todas as medidas preventivas. Contamos com a colaboração de todos.


DHomem

Deixe um comentário