Profissionais de saúde participam de capacitação para trabalhar no SAMU

0
Compartilhe

samuProfissionais de saúde dos municípios de Russas, Morada Nova e Jaguaruana, irão se preparam recebendo treinamento, capacitação em primeiros socorros e nos demais procedimentos de urgência.  O treinamento acontecerá no CVT de Russas nos dias 26, 27 de setembro.

As aulas práticas e teóricas visam o direcionamento sobre os atendimentos extra-hospitalares, realizados pelo SAMU.

Até próxima sexta-feira, 20, os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos e condutores com habilitação D, interessados em participar do treinamento deverão entregar seus currículos na Secretaria de Saúde do Município. Estão disponíveis 40 vagas para Médicos e Enfermeiros e 80 vagas para Técnicos de Enfermagem e Condutores.

Segundo o Diretor Geral do Samu do Ceará, Dr. Alci Pinheiro, Russas receberá dois veículos, que dividem-se em Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA) ou UTI móvel. “As ambulâncias não pertencem ao município. As cidades de Russas e Limoeiro do Norte receberão um ( USB ) e outra ( USA ) mas ambulâncias são da Região, se precisar, ela tem que se deslocar imediatamente para um outro município da região”  destacou o diretor.

“Somente em Russas irão trabalhar no Samu, 7 ( sete ) médicos, 7 ( sete ) enfermeiros, 15 ( quinze ) técnicos e 10 ( dez ) condutores. O serviço do Samu na região irá salvar a vida de muitas pessoas com um atendimento rápido e eficaz.  O  prefeito Weber,  tem nos dado total apoio com a logística para receber o serviço no município”, comentou a secretária de saúde  Ivonete Vieira

SAMU 
O SAMU 192 é componente da Rede de Atenção às Urgências, o SAMU 192 tem contribuído para a redução do número de óbitos, do tempo de internação em hospitais e das sequelas decorrentes da falta de socorro no país. Atualmente, o SAMU atende mais de 137 milhões de pessoas, o que representa uma cobertura de cerca de 70,9% da população (IBGE 2012). O SAMU conta com 181 Centrais de Regulação, presentes em 2.538 municípios. Em todo o país, o Ministério da Saúde já habilitou 2.969 ambulâncias, sendo 2.215 Unidades de Suporte Básico, 557 Unidades de Suporte Avançado e 197 Motolâncias.


DHomem

Deixe um comentário