Pela primeira vez, escola da Rede Municipal de Educação de Russas entre as 100 melhores do país

0
Compartilhe

thumbnail_WhatsApp-Image-2018-09-11-at-07.17.12-1-574x370Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação, o desempenho dos anos finais da Escola Municipal Margarida Maria de Alacoque no Ideb 2017 está entre os 100 melhores do país, além de superar a média municipal (5,9), estadual (4,9) e nacional (4,4). A escola alcançou a nota 7,2 no segmento dos anos finais do Ensino Fundamental, ocupando a 59° colocação no ranking nacional. É a primeira vez que uma escola da Rede Municipal de Russas está entre as cem melhores do país pelo desempenho no Ideb.

A diretora da escola, Verônica Carvalho, atribui o bom resultado alcançado no Ideb à parceria, dedicação e qualificação profissional dos professores, que contam com a formação continuada em serviço e acompanhamento pedagógico pelo Núcleo Gestor e Secretaria da Educação. Outros fatores contribuíram para o desempenho: “O alinhamento dos professores nas ações pedagógicas, da Educação Infantil ao 9º ano, as atividades extracurriculares como reforço, tempo integral e o programa Mais Educação”. A diretora ressaltou ainda que a disciplina dos alunos foi um fator primordial para a aprendizagem.

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade do aprendizado no Brasil e estabelecer metas para o desenvolvimento da educação. O índice é calculado a partir da taxa de rendimento escolar e das médias alcançadas nos exames aplicados pelo Inep: Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica. As metas variam conforme a realidade da escola ou município, mas cumprem objetivo geral de alcançar a nota 6 até 2022, média do sistema educacional dos países desenvolvidos. Em 2017, a Rede Municipal de Educação de Russas alcançou a nota 6,7 nos anos iniciais e 5,9 nos anos finais, superando as médias estadual e nacional.

A Escola Municipal Margarida Maria de Alacoque está localizada no bairro Alto do Velame, em Russas, e possui cerca de 280 alunos matriculados neste ano. Além do bom desempenho no Ideb dos anos finais do Ensino Fundamental, a escola alcançou a nota 7,4 nos segmento dos anos iniciais, superando a meta prevista para 2021.

O sucesso da escola reflete o bom desempenho de toda a Rede Municipal de Ensino de Russas, onde 89% das escolas já superaram a meta de 2021 no Ideb dos anos iniciais e 81% nos anos finais. Além do mais, a média da cidade no Ideb dos anos finais está entre as 10 maiores do Ceará e 100 melhores do Brasil, tornando a Terra da laranja, carnaúba e algodão como referência na educação dentro e fora do Vale Jaguaribano.


DHomem

Deixe um comentário