Jair Bolsonaro, do PSL, é eleito novo presidente do Brasil

0
Compartilhe

imageO candidato Jair Bolsonaro (PSL) é eleito presidente da República deste domingo (28), conforme os resultados das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), derrotando o candidato Fernando Haddad (PT). O resultado rompe o ciclo de 4 pleitos do Partido dos Trabalhadores sem perder uma eleição à Presidência da República.

Bolsonaro, titulado como “Mito” por seus eleitores, é o 10º presidente oriundo das Forças Armadas e agora consagra-se o novo Presidente do Brasil. Desses, apenas dois chegaram ao cargo eleitos por sufrágio universal: Hermes da Fonseca, em 1910, e Eurico Gaspar Dutra, em 1946.

Posse

Bolsonaro assumirá a Presidência da República no dia 1º de janeiro de 2019, quando o atual presidente Michel Temer (MDB) ficará no cargo até 31 de dezembro deste ano. O resultado das urnas segue a tendência apontada em todas as pesquisas de intenções de voto do Ibope e Datafolha.

Pesquisas: Bolsonaro sempre à frente no 2º turno

último levantamento dos institutos, divulgado no último sábado (27), indicava que o presidenciável do PSL sairia vitorioso no 2º turno. Pelo Ibope, Bolsonaro aparecia com 54% dos votos válidos, enquanto Haddad tinha 46%. Já na pesquisa do Datafolha, a vantagem de Bolsonaro era um percentual maior frente ao candidato do PT.

. Dia ‘D’: Bolsonaro beija mulher após votar no Rio; veja galeria de imagens

foto
Candidato foi atingido na região da barriga quando estava sendo carregado nos ombros por um apoiador.Reprodução TV Globo

Esfaqueado em campanha

No dia 6 de setembro, enquanto fazia campanha em Juiz de Fora (MG), Jair foi esfaqueado no abdômen, passou por duas cirurgias e ficou internado 23 dias no Hospital Albert Einsten (SP).

Fama após artigo

Casado com Michelle de Paula Firmo, Jair tem cinco filhos: Flávio, Carlos, Eduardo, Renan e Laura. Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977 e serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro. Tornou-se conhecido do público em 1986, quando escreveu um artigo para a revista Veja criticando salários de oficiais militares. Por causa disso, foi preso por quinze dias e absolvido dois anos depois.

Bolsonaro
Bolsonaro beija Michelle após votar no RioAFP

Perfil: quem é Bolsonaro

Nascido no município de Glicério, em São Paulo, em 21 de março de 1955, Jair Messias Bolsonaro é militar da reserva do Exército Brasileiro e candidato à Presidência da República pelo Partido Social Liberal (PSL).

Bolsonaro iniciou a carreira política em 1988, quando foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Em 1990, foi eleito deputado federal do Rio de Janeiro pelo mesmo partido, vindo a ser eleito novamente por mais quatro mandatos sucessivos.

bolsonaro
Bolsonaro iniciou a carreira política em 1988, quando foi eleito vereador do Rio de Janeiro. Nas eleições gerais de 2014, Bolsonaro foi o candidato mais votado do Estado do Rio de Janeiro para a Câmara dos DeputadosAFP

8 partidos no currículo

Além do PDC, Bolsonaro foi filiado a outros oito partidos ao longo de sua carreira política: Partido Progressista Reformado (PPR), de 1993 a 1995; Partido Progressista Brasileiro (PPB – atual PP), de 1995 a 2003; Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), 2003 a 2005; Partido da Frente Liberal (PFL – atual Democratas), 2005; Partido Progressista (PP), de 2005 a 2016; Partido Social Cristão (PSC), de 2016 a 2017; e o Partido Social Liberal (PSL), de 2018 até o momento.

Filiação ao PSL em janeiro último

Nas eleições gerais de 2014, Bolsonaro foi o candidato mais votado do Estado do Rio de Janeiro para a Câmara dos Deputados, com apoio de 6% do eleitorado fluminense (464 mil votos). Em janeiro deste ano, ele anunciou sua filiação ao PSL, o nono partido político de sua carreira, desde que foi eleito vereador do Rio de Janeiro em 1989.

Diário do Nordeste


DHomem

Deixe um comentário