IDEB 2017: Desempenho de Russas supera médias do Ceará e Brasil

0
Compartilhe

IDEB-559x370O município de Russas comemora mais uma grande conquista na área da educação, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) edição 2017, divulgados nesta segunda-feira, 03 de setembro, foram muito satisfatório superando além da meta projetada pelo MEC, as médias do Ceará e Brasil, certificando assim o compromisso da Gestão Municipal e o grande trabalho realizado pelos profissionais da área, garantindo então o sucesso e progresso da educação russana.

O desempenho das turmas de 5° ano foi de 6,7 superando a média estipulada pelo MEC que era de 5,0. Esse índice superou também as médias do Ceará e do Brasil, que foram de 6,1 e 5,5 respectivamente. O excelente resultado classificou a Educação Russana como a melhor entre as cidades da Região. Com relação aos resultados anteriores o desempenho de Russas vem crescendo significativamente; em 2013 a média foi de 5,4; em 2015 foi de 6,2 e agora 6,7.

Já o desempenho das turmas de 9º ano colocaram Russas em posição de destaque no Ceará. Em 2011 Russas estava na 41º colocação entre os municípios cearenses, hoje tem o 10º melhor desempenho do Estado. A média do município foi de 5,9 superando a meta projetada pelo MEC que era de 4,5 e superando também as médias do Estado e do País que foram de 4,9 e 4,4 respectivamente. Com relação aos desempenhos anteriores, o índice segue subindo, em 2013 foi de 4,9; em 2015 passou para 5,6 e agora está em 5,9.

SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica

A cidade de Russas também foi destaque no SAEB 2017, visto que, permanece acima da média estadual e nacional, e mostrou crescimento no 5º e 9º ano nas duas disciplinas avaliadas: Língua portuguesa e matemática.

O Município ainda é destaque no 9º ano: Entre as 184 cidades avaliadas no Ceará, Russas está em 6º lugar. Já a nível nacional, o desempenho das turmas de 9º ano em matemática está entre os 100 melhores do país, ocupando a 87º colocação.

O sucesso da educação russana é fruto da dedicação dos professores, que não medem esforços para a transformação da vida de crianças e adolescentes por meio da aprendizagem. Diretores, coordenadores pedagógicos, monitores e equipe técnica da SEMED também são merecedores de aplausos pela competência e comprometimento. Parabéns Russas! Parabéns crianças!


DHomem

Deixe um comentário