Governo do Estado inaugurou Sistema de videomonitoramento nesta segunda-feira (1º) em Russas

0
Compartilhe

O Governado do Estado do Ceara, através da  Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em parceria com a Prefeitura de Russas, entregou, nesta segunda-feira (1º), o sistema de videomonitoramento da cidade de Russas.   Dezenove (19) câmeras farão o monitoramento dos principais pontos estratégicos do município para intensificar a fiscalização e o combate à criminalidade. A ação integra mais uma iniciativa da pasta na cidade, que já conta com equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) desde julho de 2016.

WhatsApp Image 2018-10-01 at 19.28.40O evento contou com a presença do Prefeito Weber Araújo ao lado do seu chefe de Gabinete, Cel. Lucas Diogenes,  Secretário da Segurança Pública do Estado, Dr. André Costa, comandante Geral da PM/CE , Ronaldo Viana, Comandante do 1º BPM, Cel. Queiroz, Delegada de Russas, Dra. Viviane, Delegado Regional Dr. Wilson, Diretores do Demutran e Guarda Municipal de Russas, respectivamente ,  Serpa e Moura. Também esteve presente o Diretor do Detran em Russas, Francisco Edivanir.

Russas integra a lista de 42 cidades com população acima dos 50 mil habitantes a receber o sistema de videomonitoramento no Interior do Estado. As imagens geradas pelos equipamentos são integradas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Os equipamentos incluem recurso de leitura de placas de veículos com visão 360 graus.

WhatsApp Image 2018-10-01 at 19.28.42A integração entre o sistema de segurança do Estado e a tecnologia aplicada ao videomonitoramento têm resultado diariamente na elucidação de roubos e prisões de suspeitos por receptação. Por meio deste trabalho, os sensores do Sistema Policial de Indicativo de Abordagem (Spia), que identifica se um veículo tem restrição de roubo ou furto, aciona um alerta para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que passa a monitorar o trajeto do veículo até a realização da abordagem por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) nas ruas.

Videomonitoramento

Ao término da interiorização do videomonitoramento da SSPDS, mais de 700 câmeras estarão instaladas em cidades do Interior com população acima de 50 mil habitantes em todas as regiões do Estado.

Com a ampliação também em Fortaleza, a quinta maior cidade do Brasil terá mais de 2.500 câmeras em funcionamento nos principais bairros até o fim de 2018. Em 2015, o projeto de videomonitoramento em Fortaleza começou com apenas 164 câmeras na SSPDS. Com a chegada do reforço, o número de equipamentos saltará para mais de 15 vezes do número inicial, em três anos. Todas as imagens serão interligadas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), em Fortaleza.

Além dos equipamentos próprios da SSPDS, o sistema integra as imagens fornecidas pelas câmeras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Prefeitura de Fortaleza e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que estão espalhadas por vias de maior fluxo na cidade.


DHomem

Deixe um comentário