Governo do Ceará inaugura estrada e escola em Cruz

0
Compartilhe

O governador Camilo Santana inaugurou nesta quinta-feira (22), no município de Cruz, duas obras e anunciou investimentos para mobilidade urbana, esporte e primeira infância.

No entroncamento da CE-085, Camilo Santana, acompanhado do prefeito de Cruz, Jonas Muniz, inaugurou a pavimentação da CE-182, no trecho de 13 km de extensão até a Praia do Preá. O trabalho pretende melhorar a circulação de turistas, promovendo o crescimento da atividade econômica, além de facilitar o trânsito de moradores dos municípios de Jijoca de Jericoacora, Cruz e outras localidades.

Em seguida, todos seguiram para a EEM Raimunda Silveira de Souza Carneiro, primeira escola construída na comunidade. Antes da obra, os alunos assistiam às aulas em um prédio pertencente à Associação de Moradores do Preá. “Antigamente os estudantes de nossa Preá tinham que viajar cerca de 50 minutos para estudar em Cruz, sede do município, distante 40 quilômetros. Muitos desistiram por causa do cansaço e do perigo das estradas. Agora todos podem estudar próximos de suas famílias. A inauguração da primeira escola do Preá é a realização de um sonho”, ressaltou Marinete Moura, diretora da escola.

Para o governador, a cidade de Cruz ganha potencial turístico e mais qualidade na educação. “Fico feliz em ver a estrada boa, mais segura e trazendo mais turistas. E muito mais feliz em ver a alegria dos alunos em estudar em uma estrutura de qualidade, com laboratórios, ginásio, biblioteca, e tendo a garantia de um futuro na faculdade”, afirmou Camilo.

Já o prefeito de Cruz, Jonas Muniz, destacou que a nova estrada vai impulsionar mais ainda o turismo no Preá. “Com a estrada de chão, muitos turistas evitavam o acesso às praias. Com o asfalto, as praias do Preá e Jericoacoara ficaram mais perto e mais seguro de se chegar”, comemorou.

 

A nova escola

A EEM recebeu aporte financeiro no valor de R$ 4,2 milhões, oriundos dos Governos Estadual e Federal. O investimento foi utilizado para construir, mobiliar e equipar o novo espaço.

A unidade oferece oito salas de aula com capacidade para atender até 320 estudantes em cada um dos três turnos. Dispõe de dois laboratórios de informática, quatro laboratórios de ciências (física, química, biologia e matemática), quadra coberta, anfiteatro e dependências administrativas. A área construída foi acompanhada pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Participaram das inaugurações os deputados estaduais Zezinho Albuquerque, Duquinha, Robério Monteiro, Sergio Aguiar, além dos secretários da educação, Idilvan Alencar e Arialdo Pinho, titular da Secretaria do Turismo.

 

CE-182

A obra foi realizada pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), com interveniência do Departamento Estadual de Rodovias (DER). Os serviços foram concentrados no trecho entre o entroncamento da CE-085 – uma das principais vias de acesso ao Litoral Oeste cearense – e a Praia do Preá, no município de Cruz. O investimento na obra foi de R$ 4.680.367,93, do tesouro estadual. A obra contou com serviços de movimentação de terra, drenagem, pavimentação, obras d’artes correntes, sinalização horizontal e vertical e proteção ambiental.


DHomem

Deixe um comentário