Campanha de vacinação contra Influenza H1N1 terá início dia 23 de abril

0
Compartilhe

H1N1-2-840x577-579x370A Secretaria Municipal de Saúde de Russas – SEMUS informa que de 23 de abril até 1° de junho, o município de Russas estará participando da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A H1N1. A SEMUS chama atenção para a importância da Campanha, visto que, até o dia 17 de abril, conforme informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), há sete casos da doença confirmados em território cearense. Além disso, há um caso de Influenza B. Ao todo, três pessoas já morreram este ano em consequência da H1N1.

A dose da vacina é destinada para os seguintes grupos prioritários: Pessoas a partir de 60 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas; crianças de seis meses a quatro anos de idade; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários prisionais.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

O público alvo deve procurar a Unidade Básica de Saúde da sua comunidade ou bairro. Vale ressaltar que, o dia “D” de maior mobilização de vacinação acontecerá na data de 12 de maio.

A dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

O Secretário de Saúde Gilberto Rodrigues alerta a população pertencente aos grupos prioritários, para que possa tomar a dose da vacina, ressaltando que o melhor remédio é a prevenção.


DHomem

Deixe um comentário