15 cidades do CE recebem novos profissionais do Programa Mais Médicos, um vem para Russas

0
Compartilhe

imagesCeará vai receber 17 novos médicos brasileiros formados no exterior participantes do Programa Mais Médicos, nas Unidades Básicas de Saúde do estado, a partir desta segunda-feira (9).

Segundo o Ministério da Saúde, ao todo, 1.375 profissionais que aderiram ao último edital do programa retornaram ao país na última semana para atuar em mais de 800 municípios. Serão 25 estados e o Distrito Federal, além de oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Ainda conforme dados do MS, o número de profissionais brasileiros participantes do programa aumentou 44% em menos de um ano. Com isso, o Brasil representa 45,6% de médicos no Programa Mais Médicos. Com o reforço dos novos profissionais, somado àqueles com diplomas do país, são 8.316 brasileiros no programa.

O Nordeste vai receber 296 novos profissionais. As regiões Sudeste e Sul vão ter 565 e 329 intercambistas, respectivamente.

Essa é a segunda fase do edital. A primeira foi voltada exclusivamente aos médicos brasileiros formados no país. Desde novembro de 2016, o Ministério da Saúde está abrindo oportunidades para a substituição de médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

De acordo com a pasta, foi feito um levantamento para ver quais cidades atendidas por profissionais cubanos poderiam atrair brasileiros. A expectativa é realizar quatro mil substituições em três anos. Até o momento, mais de 1.000 postos foram substituídos por brasileiros.

Veja as cidades cearenses que vão receber os profissionais:

Acaraú – 1

Barroquinha – 1

Camocim – 1

Canindé – 1

Croata – 2

Graça – 1

Ipaporanga – 1

Jaguaretama – 1

Juazeiro do Norte – 1

Limoeiro do Norte – 1

Maranguape – 1

Potiretama – 1

Russas – 1

Tabuleiro do Norte – 1

Tauá – 2

G1CE


DHomem

Deixe um comentário